segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Perspectivas e desafios do comércio eletrônico em 2009

Gastão Mattos

Com base no turbulento cenário deste final de ano chacoalhado pela crise econômica mundial, a GMATTOS realizou uma pesquisa com as principais lojas de varejo on-line no Brasil. O objetivo foi conhecer as expectativas dos verdadeiros atores deste segmento em relação ao desempenho no próximo ano.

O resultado foi bastante animador, com todos os entrevistados projetando continuo crescimento tanto para este Natal como para transcorrer de 2009. Os mais pessimistas apenas apontaram provável crescimento em menor escala para o ano que vem, mas nada significativo. Assim, projeta-se crescimento de 37% no volume de vendas de 2009 em relação a 2008.Isto posto, considerando movimentação de R$ 9,3 bilhões em 2008 para o segmento (já ajustado, em relação à expectativa inicial, que era de movimentação na ordem de R$ 10bilhões), chegaríamos ao faturamento total em 2009 de R$ 12,6 bilhões somente para o varejo on-line.Nada mal para um cenário de crise global na economia.

Mas isto não significa que os varejistas virtuais poderão ficar parados e apenas surfar na ‘marola’ identificada pelo presidente Lula. O segmento tem lições de casa a fazer e elas passam pelos seguintes temas:
• Logística – discussão com os Correios para nova expansão do serviço e-Sedex. Ao mesmo tempo, fomento para o desenvolvimento de novas empresas de Logística para suportar o crescimento exponencial do setor.• Inovações – foco no uso do celular no varejo on-line tanto em ações de marketing, como analise da plataforma como meio de pagamento.• Inclusão de novos compradores – desenvolvimento de ações institucionais, unindo os players do mercado para o crescimento mais acentuado do número de compradores na internet.• Combate a lojas ilegais – o crescimento do mercado tem despertado o interesse de players informais, que através de sonegação de impostos, conseguem vender em condições imbatíveis para o comércio legal. Imperativo discutir como combater a sonegação.

Gastão Mattos é sócio da GMATTOS Projetos de Marketing e consultor do Movimento Internet Segura

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post !!!

Ivam godoy
http://multee.com.br

Unknown disse...

realmente muito bom!!

Ivam Godoy
http://igtecnologic.com.br